look: Steve McCurry

A partir do dia 10 desse mês, o fotógrafo da Nathional Geographic, exibirá uma série de 100 fotografias na individual “Alma Revelada”.

Steve foi um dos primeiros fotógrafos a cobrir a invasão soviética no Afeganistão e registrar cenas importantes sobre o assunto.

Sua foto mais conhecida foi da Afegã Sharbat Gula, que estava no campo de refugiados, em 1984 quando foi fotografada, com apanas 12 anos.

17 anos depois, Steve encontra Gula,agora com agora 30 anos e tira uma nova foto para a revista.

O encontro com McCurry foi tão rápido quanto o primeiro. “Expliquei que muitas pessoas se emocionaram com a foto e que, por causa dela, gente de todo o mundo decidiu fazer trabalho voluntário em campos de refugiados no Afeganistão”, diz o fotógrafo. Ele ficou com a impressão de que a repercussão causada pela foto publicada em 1985 não a comoveu muito. Ao ver pela primeira vez sua imagem quando menina, Sharbat ficou envergonhada por causa dos rasgos no xale, causados por fagulhas da fogueira em que cozinhava. Semi-analfabeta, seu grande sonho é que suas filhas possam estudar. “Eu queria terminar a escola, mas não foi possível. Fiquei triste quando tive de sair.” Para ser fotografada, ela teve de pedir permissão ao marido. Para comprovar que Sharbat Gula era de fato a menina afegã que estampou a National Geographic de junho de 1985, a direção da revista submeteu as duas imagens a um legista do FBI, a polícia federal americana, e ao inglês John Daugman, o inventor do método de identificação pela íris. Certeza sedimentada, Sharbat virou capa. Foi a segunda foto que ela tirou em toda a sua vida. – Veja São Paulo.

Vale a pena conferir! – Instituto Tomie Ohtake

Pinheiros: av. Faria Lima, 201 (entrada pela R. Coropés, 88), tel. (11) 2245-1900. Ter. a dom., 11h/20h.

Esse post foi publicado em Inspiração e marcado . Guardar link permanente.

Não comente aqui...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s