look: Teste em animais

Olá!

Acho que a maioria de vocês sabem que eu sou vegetariana e que há oito meses, comecei com um processo “cruelty-free” na minha vida, onde troquei a maioria dos meus produtos de beleza e cosméticos antigos por produtos que não realizam testes em animais. Muitas pessoas não sabem quais produtos são testados em animais, as marcas que fazem testes e como começar tudo isso. Por isso, vim aqui tentar explicar ao máximo esse assunto e como tudo aconteceu na minha vida.

Para mim, tudo começou quando em Janeiro desse ano eu assisti na televisão americana a um documentário mostrando como eram realizados os testes em animais. Antes disso, eu nunca tinha utilizado peles, independente do dinheiro ou não, nunca fui fã, já não comia peixe ,frutos do mar e frango. Por incrível que pareça eu sempre amei carne e foi muito difícil parar por completo, tive anemia por vários meses. Não soube substitui a proteína animal corretamente e fiquei muito tempo doente. Precisei de ajuda de um nutricionista e de várias vitaminas, incluindo o ferro para me recuperar.

O processo é bastante complicado, pois nos dia de hoje, quase tudo passa por testes em animais. Isso acontece, por exemplo, quando uma nova substância é criada, os cientistas não sabem quais serão as reações dela no nosso organismo e assim, é essencial que esse componente tenha seus efeitos testados antes de ser ingerido pelo ser humano.

Outra situação que deixa os cientistas sem saída é o desenvolvimento de tratamentos para doenças complexas, como o câncer e o Alzheimer, e que não podem ser reproduzidas in vitro, ou seja, a simulação de processos biológicos fora de um organismo vivo.

O que mais me incomoda é que boa parte das empresas do ramo alega que não faz ensaios em animais. Na teoria, as companhias realmente não os executam. Na verdade, produtos cosméticos finalizados não são usualmente testados em animais, mas muitas das substâncias presentes neles são, o que dificulta muito as coisas.

Resumindo, as companhias de cosméticos não estão mentindo (elas não realizaram os ensaios), mas praticamente todos os produtos de beleza de alguma forma estão relacionados com experimentos animais.

Essa é a realidade em que vivemos e é difícil saber exatamente o que fazer.  Mas o documentário me deixou muito chocada, pensando em tudo isso, passei a trocar todos os produtos que eu podia, por produtos de origem vegetal.

Para finalizar, algumas pessoas precisam saber a diferença entre vegetariano e vegan e não se confundirem jamais com isso.

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Já os veganos não consomem quaisquer produtos de origem animal (alimentares ou não), nem usam produtos que tenham sido testados em animais ou incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura.

Apesar de já ter tentado algumas vezes ser vegana, o processo é muito complicado, principalmente no Brasil, onde os produtos desse estilo ainda não são de fácil acesso, principalmente na parte de vestuário. Decidi evitar a compra novos produtos, porém ainda uso as coisas que tenho, como as bolsas de couro.  Acredito que todos podem fazer a sua parte, com pequenas mudanças, já que viver em um mundo sem teste em animais ainda parece uma coisa distante, vamos começar aos poucos com o que se pode fazer agora.

Alguns produtos que eu uso e aconselho:

Pasta de dente:

escova de dente

Leite de Limpeza para rosto:

Para retirar a maquiagem:

Óleo para o cabelo:

Desodorante:

Shampoo Avalon:

Protetor Solar Adcos:

Filtro Solar FPS 30 Pó Compacto

Pincel para maquiagem:

Maquiagem:

E para ajudar vocês, algumas marcas brasileiras que dizem não realizar testes em animais:

Adcos (cosméticos)

Marcas: Adcos

Água de Cheiro (cosméticos)

Marcas: Água de Cheiro

Bioderm (cosméticos)

Marcas: Bioderm

Contém 1g (cosméticos)

Marcas: Contém 1g

Éh Cosméticos (cosméticos)

Marcas: Éh

Est (cosméticos)

Marcas: Est

Eudora (cosméticos)

Marcas: Belladonna, Esthetic

Farmaervas (cosméticos)

Marcas: Farmaervas, Celulan, Toltal Block, Tracta

Granado (cosméticos, bebês, pets)

Marcas: Granado

Impala (cosméticos)

Marcas: Impala

Jequiti (cosméticos)

Marcas: Jequiti

Leite de Rosas (cosméticos)

Marcas: Leite de RosasMax Love (cosméticos)

Marcas: Max Love

Natura (cosméticos)

Marcas: Natura

Boticário (cosméticos)

Marcas: O Boticário

OX (cosméticos)

Marcas: Ox

Quem Disse Berenice (cosméticos)

Marcas: Quem Disse Berenice

Weleda do Brasil (cosméticos)

Marcas: Weleda

Espero ter ajudado e esclarecido algumas dúvidas!! Obrigada

Esse post foi publicado em Beleza, cabelos, cruelty free, cultura, diversão, Inspiração e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Não comente aqui...

